A história do Solar do Rosário teve início em 1840, 17 anos após Vila Rica se tornar a Cidade Imperial de Ouro Preto. O então Hotel Monteiro encantava as pessoas pela exuberância de seu casarão, com uma fachada composta por um belíssimo conjunto de portas e um balcão inglês que circundava todo o prédio.
Com o passar dos anos e a posterior mudança da capital para Belo Horizonte, o hotel chegou a fechar as portas e a abrigar um pequeno armazém de secos e molhados. Porém, em 1980, a cidade de Ouro Preto foi tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e os olhos do mundo voltaram a atenção para a antiga Vila Rica.
Surgiu, portanto, o interesse em reativar o hotel. Em 1994, ele reabriu suas portas com o nome de Hotel Nossa Senhora do Rosário. Em 2002, passou por um processo de ampliação. Em 2007, sob nova direção, foi realizada uma grande reforma e vários itens de valor histórico presentes no casarão foram restaurados.
A partir dessa data, o hotel passou a se chamar Solar do Rosário. Desde então, vem unindo as belezas de valor cultural ao conforto e à sofisticação de um hotel de alto padrão.
O histórico prédio do Solar foi totalmente reestruturado para alocar 41 acomodações e assegurar todo conforto aos seus hóspedes. Com apartamentos distribuídos nos prédios Casarão, Outeiro e Santos Dumont, sua estrutura de quartos é dividida em 7 categorias:
1 Suíte Superior
2 Suítes Barroco
4 Suítes Rosário
5 Suítes Executivas
18 Apartamentos Ouro
(desses, 3 triplos e 2 duplos conjugados);
5 Apartamentos Standard
6 Apartamentos Small